Os cenotes de Mérida e as praias da Riviera Maya


Vontade de voltar a Akumal...

Eu tenho uma queda por quem me faz rir. Um amor especial, uma vontade de ficar perto. É isso que sinto por algumas amigas... A Dani Decourt, a Vavi e a Piru me fazem rir assim, de sentir uma alegria inexplicável. Outra que me fazia rir muito era a Débora, minha personal do México. Só por isso eu fazia ginástica. Aqui ainda estou enrolando pra começar, Alexandra ta querendo me matar...

Isso tudo para falar de alguém por quem eu me apaixonei logo no primeiro encontro. Tinha chegado fazia pouco tempo no México e só conhecia a Ana, porque ela também vinha de NY, como eu. Um dia ela me chamou pra almoçar e levou a Lívia. Sabe quando o tempo passa e chega a hora de ir embora e você pensa: mas já? Lembro de logo depois desse almoço ter mandado uma mensagem (pelo facebook, talvez?) dizendo que tinha adorado conhecê-la. Bem caruda, ou carente (de amigas), 🙈🙈🙈. Em seguida a gente se juntou pra organizar o chá de bebê da Marília e da Ana...

Amo essa foto do dia do chá de bebê



Mas nem tudo são flores 😂😂😂. A Li tem alguns preconceitos que me irritam, algumas posições políticas que eu não entendo e uma sinceridade que às vezes me choca. Uma vez cortei a franja bem curtinha pra fazer o estilo moderninha e ela falou que eu tava a cara da Rosana, aquela do “Como uma deeeeeeusa”. Fiquei #chatiada

Minha fase Rosana


Passou. Sempre passa. Até o ciúme que ela sente das outras amigas eu relevo... Tanto que ela foi a minha primeira amiga (junto com a Tati) a vir me visitar aqui em Bogota.










Fato é que não fazia nem um ano que eu morava no DF, quando o Roma, marido dela, foi transferido para Mérida, capital de Yucatán, um estado do México. Rolou uma balada de despedida, saímos pra dançar e tudo. Mas ficou um buraco. Tem pessoas que fazem isso, levam um pedaço da gente quando se vão...
Quando não aguentava mais de saudade, marquei uma viagem da família toda pra lá, num feriado. Sim, nos aboletamos os cinco na casa dela!

Curiosidade: Bibi tem pânico de cachorro. Sério, qualquer um que chegue perto dela pra brincar, ela chora. Lá foi a única vez na vida que a baixinha pegou um cão no colo. Vilma, a gente te ama. Bella até hoje pede pra visitar não a tia Lívia, mas a Vilma.




Combinamos que passaríamos três dias em Mérida pra conhecer dois cenotes e depois três dias em Playa del Carmen, que fica a três horas de carro. Você sabe o que é um cenote? Eu não sabia até aquela data. Os cenotes são espécies de cavernas ou grutas, mas com a diferença que estão cheios de águas da chuva, formando belos poços de água cristalina. As meninas já acordavam praticamente de biquíni.




O primeiro que fomos foi o Yaxbacaltun. Dá pra ir de carro e estacionar lá dentro. O acesso é fácil, tem uma escada de metal de uns 15 metros pra baixo até chegar a uma plataforma de pedra, onde tem uma escadinha pra entrar na água. É fria, mas com o calor que faz em Mérida, até eu que sou friorenta, adorei. Que visual... Coisa de filme. As meninas ficaram mais na corda, por uma questão de segurança.



Eu, saltando da corda com a sutileza de um hipopótamo




No outro dia visitamos o Dzibilchaltun, nome que em maia significa “lugar de escrita sobre as pedras”. Lá, além do cenote, tem um dos mais importantes centros da história antiga de Yucatán. Como ruína não é muito a minha praia, não fotografei essa parte.




Falta de vergonha na cara de expor uma foto ridícula, a gente vê por aqui


As paisagens são de tirar o fôlego. Jamile, vi ontem no face que você está pensando em ir. Não vai se arrepender! Se for na companhia da Lívia, então, risada garatida. E como essa história de nadar em lugares paradisíacos cansa muito, à noite ou rolava churras ou casa de amigos. Conheci a Tati e a Suelen aí, mas não fui boa companhia nessa noite porque a Lívia tinha me dado alguma coisa envenenada. (Lembrei que a Lívia brigou comigo antes de sair porque eu queria ir de calça jeans e ela disse que a Tati e a Suelen eram chiques, que eu tinha que ir de vestido hahahhahah)

Casa da Li

Casa da Su

De Mérida seguimos para Playa del Carmen. Antes, deixamos os cachorros da Lívia numa pousada para cães. Na verdade era a casa de uma mulher. Pense num lugar bagunçado… E olha que vindo de mim, isso ganha um peso muito maior.  Mil moradores comendo e falando ao mesmo tempo. Dividimos as meninas entre o meu carro e o dela e fomos.

O mar caribenho da Riviera Maya é tudo aquilo que falam mesmo. Calmo, esverdeado e quentinho. Fomos algumas vezes. Além dessa, estivemos em Playa uma outra vez, quando alugamos duas casas com uma galera de amigos.




Uma vez no Club Med de Cancun…





E daqui fomos um dia pra Isla de las Mujeres. Cara, lá o mar é azul piscina!



E uma em Akumal, onde também alugamos uma casa sen-sa-ci-o-nal com piscina e pé na areia.






Nós 5 num caiaque

Fiz bolo de aniversário pra Su e pro Rômulo

Juju e seu melhor amigo Marco



Só faltou conhecer Tulum. A turma do México vai no começo de junho, mas to na vibe de conhecer a Colômbia agora. No México ainda fui a Acapulco. Não gostei da praia, mas o hotel era incrível e a companhia também (Dóris e Pri 😍😍). Minha mãe disse que na época dela era o must…
Bibi quis fazer penteado igual ao da tia Lívia

Juju na piscina de água salgada do hotel



Enfim, dessa vez que fui com a Lívia para Playa, me diverti como nunca. Só não conto tudo o que aprontamos para não ser apontada como politicamente incorreta. Mas que foi demais, foi… 












Pelas praias, pelos amigos e por tantas outras coisas é que sinto saudade do México todos os dias.

Ah, a Lívia fez uma lista dos cenotes que não fomos e que são incríveis e imperdíveis. Clique em cima do nome de cada um para ver as fotos!




Li, vendo as fotos desses cenotes, acabei de decidir que quero voltar… Em julho você vai estar aí?




Comentários

  1. Que post lindo! Me achei agora! Você também deixou um buraco, acho que você sempre deixa por onde passa mas em mim foi o maior... 😢
    É claro que eu vou estar aqui em julho, se não estivesse cancelaria qualquer viagem, vem! Vai ser incrível, prometo!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que post lindo, parabéns Dany, lindas fotos, de dar água na boca

    ResponderExcluir
  3. Tudo uma delicia...o jeito carinhoso sempre de contar sobre um lugar fantástico com com lembranças gostosas vividas lá! Adoro! As fotos, os sorrisos, os amigos que vc traz de todas as experiências e ainda ter espaço pra mais... mais lugares, mais amigos, mais amor e consequentemente mais posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piruzinha, vc me visitou em NY e no mexico... cadê vc aqui??? Quero ter história c vc em todos os lugares 😍

      Excluir
    2. Luiz, venha me visitar na Colômbia que te levo em lugares lindos assim!!!

      Excluir
    3. um dia nós vamos, enquanto isso vou lendo todos os blogs, que são d+

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NY é, sim, uma cidade para criança!

Como e onde são feitas as Wayuu bags (La Guajira parte 1)