Japonês na Colômbia


Aqui em Bogotá tem uma comunidade grande de brasileiros. A galera é super solícita e sempre que chega uma mulher nova (meninos não entram), logo é inserida no grupo do whatsapp.

Ele ajuda bastante porque qualquer dúvida que aparecer, alguém soluciona. Já me arrumaram eletricista, encanador, tapeceiro...Tudo. E um dia desses a mulherada estava comentando a falta que faz um rodízio de restaurante japonês na cidade.

Antes de mais nada deixa eu explicar que meu amor por orientais tem origem genética. Vejam os olhos da minha mãe e da minha filha do meio, a Bibi...







Meu primeiro amigo na escola era japonês. A primeira amiga da minha filha mais velha, a Bella, quem ela diz até hoje que é a melhor amiga dela, a Anna Kei, é japonesa. A primeira amiga dela na escola mexicana foi uma japonesa, a Mai. A melhor amiga da Bibi na escola mexicana também era uma japonesa, a Himari. Uma das minhas melhores amigas desde a adolescência, que foi me visitar durante  meu intercâmbio nos EUA, que me visitou quando morei no México, a Mari, é japonesa. Ou seja, é muito amor... 

Quando a Mari me visitou no México

Apesar de ser apaixonada por comida japonesa, não conheço o Japão... Ainda. Mas outro dia vi um vídeo que me fez pensar. Vocês sabiam que o que a gente considera uma boa comida japonesa não tem nada a ver com o que de fato se come por lá? Pelo menos é o que mostra o nosso camarada aí em baixo...



Então, esse post é pra dar dica de dois restaurantes que fui e gostei, por motivos diferentes. E, antes que digam: mas isso aí não é japonês de verdade (com voz de gente chata reclamenta), levem em consideração que o meu paladar foi acostumado com o menu japobrasileiro, ok?

O primeiro se chama Osaki e fica num espaço bem gostoso, embaixo de um hotel. Lá, tem uma espécie de praça cheia de restaurantes, todos bacanas.



Com exceção do sashimi, que veio meio desmilinguido, os pratos estavam incríveis (das duas vezes que fui).

Rollitos de langostino com molho de pimenta e limão
Rolo de tilápia fresca com molho de limão


Tempura de tilápia com cream cheese e molho teriyaki e langostino crispy, kanikama e abacate
Sucos de limão com lichia e tangerina com morango

Pra finalizar, o Osaki está na lista do Tripadvisor dos 10 melhores de Bogotá.

A outra opção é o Koi, que também tem no Brasil. 

Esse é o daqui
Assim como o de São Paulo, o bogotano não é o melhor japa da cidade, mas tem um ponto alto. Essa que vos fala é dos crus. Adoro ceviche, carpaccio, carne mal passada, sashimi. E o daqui é espetacular, pelo menos pra quem curte corte grosso. 

Sashimi sensacional 

Agora, senta e espera. O serviço é demorado. O restaurante estava vazio e parecia que foram pescar o danado.

Pelo menos aguardei com meu Kudamono (cachaza y frutos rojos)

Pedi esse atun, salmão, verduras tempura e crunchy tempura porque achei que seria quentinho e veio frio... 

Gente, mudando da água pro vinho... O Koi fica em Usaquen, uma região deliciosa, cheia de restaurantes lindinhos e charmosos (e onde, no domingo, tem a feirinha mais legal de todos os tempos. Outro dia escrevo sobre ela). Depois do almoço, minha amiga que é local (do bairro), me levou em um lugar pra experimentar uma sobremesa em um café animal...



Você escolhe o sabor e a moça faz o sorvete na hora! O nitrogênio líquido sai a uma temperatura de - 195o C, o que faz com que a essência escolhida se congele em questão de segundos! 



Sem gluten e sem conservantes. Pense numa coisa cremosa...






 
Escolhi de Nutella 😍😍

Ele é feito assim...



E quando o lugar é aconchegante, dá vontade de ficar ali pra sempre, sabe? (Só provando novos sabores...)



Serviço completo:

Osaki
Onde: Carrera 11a #89 - 14 (tem mais três endereços na cidade)

Koi
Onde: Cl. 119 #6A - 17

Helartesano
Onde: Calle 119B #5 - 09



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NY é, sim, uma cidade para criança!

Como e onde são feitas as Wayuu bags (La Guajira parte 1)

Os cenotes de Mérida e as praias da Riviera Maya